PROGRAMA CASA DAS MULHERES DE VIÇOSA É DESTAQUE NO 13º ENCONTRO DO FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA
As ações do Programa Casa das Mulheres foram destaque em workshop sobre “Politicas de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres”, realizado durante o 13º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) (http://encontro.forumseguranca.org.br/). No evento, também, aconteceu o lançamento do livro “Práticas de enfrentamento à violência contra as mulheres”, que relata a história do Programa Casa das Mulheres, suas principais atividades e formas de atuação, bem como outras experiências inovadoras brasileiras desenvolvidas em parceria com os sistemas de justiça e segurança pública, premidas com o Selo do FBSP – edição 2018.
O 13º Encontro do FBSP aconteceu entre os dias 31 de julho e 02 de agosto em João Pessoa, na Paraíba, e ofereceu espaço qualificado para diálogo entre os principais atores da área de segurança pública, como policiais, gestores públicos dos Estados e Municípios, integrantes do sistema de justiça criminal, sociedade civil e academia. Além disso, este ano, foi discutido aspectos ligados à estruturação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), sendo amplamente debatidas ações para redução do crime, da violência e do medo no país.
O Programa Casa das Mulheres é desenvolvido em Viçosa desde 2010, sendo coordenado pela Universidade Federal de Viçosa (NIEG), em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Viçosa/Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. Desde 2018, funciona por meio de convênio firmado com a PMV, que garante recursos financeiros e físicos para sua manutenção.
Dentre os objetivos principais do Programa, estão o acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência que procuram a Casa das Mulheres, buscando promover a ruptura do ciclo da violência e a construção da cidadania por meio da orientação sobre os direitos, acompanhamento jurídico, e outros encaminhamentos conforme as demandas das mulheres.
A Casa das Mulheres atua, também, na articulação da rede serviços que atendem mulheres em situação de violência em Viçosa e na formação dos profissionais das Instituições que compõe esta rede. Além disso, o Programa é responsável pelo “Observatório da violência contra a mulher”, que organiza, sistematiza e analisa os dados de violência registrados em Viçosa, produzindo informações que auxiliam no desenvolvimento de ações para enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres e, também, a avaliação das ações desenvolvidas.
A Casa das Mulheres funciona na Rua Gomes Barbosa, 803 (atrás do Colégio de Viçosa) e atende, também, na Delegacia de Polícia Civil, nos horários de 08:30-11:30 e de 14:00-17:00 horas, telefone (31)3892-8223