Em Viçosa, Executivo estuda criação de Casa de Acolhimento para mulheres em situação de violência
.
Representantes do CMDM de Viçosa e o atual Prefeito Ângelo Chequer
.
Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Viçosa se reuniram com o Prefeito Ângelo Chequer no final de abril para discutir políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. Participaram do encontro as conselheiras Marisa Barletto, Gláucia Mara Neves, Rosângela Fialho e Maria Cristina Ramos Martins.
Entre as pautas apresentadas pelo Conselho estava a construção de uma casa de passagem para mulheres em situação vulnerável. Segundo a Professora Marisa Barletto, coordenadora do projeto Casa das Mulheres, o Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência, instituído em março último, estabelece, entre outras diretrizes, a criação de um local para acolher mulheres vítimas de violência doméstica.
O Conselho também propôs ao executivo a criação de uma Coordenadoria Municipal de políticas para mulheres, com o objetivo de viabilizar mais rapidamente essas ações, como a própria criação da casa de passagem. Segundo as representantes do Conselho, a partir da Coordenaria, o município poderia criar um Fundo e receber verbas de programas dos Governos Estadual e Federal.
O Prefeito disse que o executivo irá estudar a criação da coordenadoria e da casa de passagem e solicitou às conselheiras que envie ao executivo as propostas e as resoluções das reuniões do Conselho. Ele agradeceu a presença das conselheiras e parabenizou o Conselho pelo empenho na defesa e busca por mais qualidade de vida para as mulheres viçosenses.
.
Fonte: Prefeitura de Viçosa – PMV